Articles

Aurora boreal intensa ilumina céus escandinavos

Aurora boreal intensa ilumina céus escandinavos

Os céus da Escandinávia foram iluminados, esta terça-feira, por uma aurora boreal resultante da maior tempestade solar dos últimos seis anos que fascinou os observadores.
 
Até os mais experientes ficaram surpreendidos com a intensidade do fenómeno, que transformou a noite num verdadeiro espetáculo de luzes. "Foi absolutamente incrível", disse John Mason, astrónomo britânico que o testemunhou em território norueguês, à Associated Press (AP).
 
"Vi a minha primeira aurora boreal há 40 anos e esta foi uma das melhores", acrescentou, entusiasmado com o que acabara de ver.

Desta vez, o espetáculo foi ainda observado noutros locais da Terra, entre eles Inglaterra e Irlanda, onde acontecimentos deste tipo são pouco comuns, o que deixou os habitantes curiosos.
 
"As luzes apareciam como uma mistura de verde e vermelho, maioritariamente verde. Não sei se a cor não seria especial e única para a Irlanda", brincou Gerard O'Kane, um taxista irlandês que se juntou a dezenas de fotógrafos amadores para captar o momento para a posteridade, em declarações à AP.
 
A aurora boreal é um fenómeno ótico que resulta do impacto entre as partículas de vento solar e a poeira espacial que se encontra na Via Láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre, sendo, por norma, visível nas regiões polares.


in boasnoticias.pt 26-01-2012